Imprimir

Bem-vindos

Publicado em Conservatório

A 8 de Outubro de 1960, por iniciativa de um grupo de aveirenses, foi fundado o então designado Conservatório Regional de Aveiro. Era uma associação cultural e destinava-se ao ensino da música, dança e artes plásticas. Funcionou, inicialmente, no então Liceu Nacional (atual Escola Secundária José Estevão) onde permaneceu durante dois anos. Ocupou, posteriormente, o edifício anexo à Igreja da Misericórdia. Em Março de 1971, após a conclusão do edifício construído de raiz para o ensino das artes plásticas, da dança e da música e, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o Conservatório passou a ocupar as atuais instalações. O Projeto de arquitetura do edifício foi elaborado no ateliê do Arquiteto José Carlos Loureiro, e é da autoria da arquiteta Noémia de Azevedo Coutinho.

Por força da Portaria nº 500/85 de 24 de Julho, foi este Conservatório tornado Escola Pública do Ensino Especializado da Música com efeitos a partir de 1 de Outubro do mesmo ano. Passaram, entretanto, pela direção artística desta instituição, Gilberta Paiva, Leonor Polido, Madeira Carneiro, Afonso Henriques e Fernando Jorge Azevedo.

Sendo uma escola de ensino artístico especializado, está neste momento centrada no ensino da música. Contudo, é nosso objetivo diversificar a oferta formativa no âmbito da música e de outras áreas artísticas. Na música, alargar a oferta a outras tendências musicais, designadamente o Jazz. No que diz respeito a outras áreas artísticas, o objetivo é a diversificação, nomeadamente a dança, artes plásticas e teatro
No sentido de poder potenciar e concretizar as atividades artísticas resultantes destas diferentes áreas, pretendemos desenvolver cursos profissionais, designadamente nas áreas da produção e tecnologias, e Luthearia e Organaria.

O Conservatório tem como grande objectivo, para além da aprendizagem das artes, um maior contacto com a comunidade, que deverá ser realizado através de:

  • promoção das atividades artísticas nessa mesma comunidade;
  • criação de condições necessárias ao o usufruto das infraestruturas, por parte da comunidade;
  • criação de condições necessárias ao envolvimento da comunidade na realização de atividades artísticas;
  • envolver a comunidade na criação e concretização de atividades artísticas;
  • promoção de parcerias com várias entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, com vista à prossecução de objectivos comuns.

A curto e médio prazo, o Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian pretende desenvolver ações de divulgação e sensibilização para a captação de novos públicos para as diferentes ofertas artísticas. Estas ações têm como objectivo viabilizar essas ofertas.
A médio e longo prazo pretende-se avaliar e analisar as tendências de evolução da escola nas suas diferentes ofertas.

Bem vindos ao Conservatório de Música e Aveiro de Calouste Gulbenkian!

Carlos Marques
Diretor